quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O novo sempre vem com um olhar no passado

Apesar de termos feito tudo que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos, como nossos pais.
Este é meu último post de 2009. E, por acaso, serve para refletir que o novo é possível, porém as referências do passado são presentes. Inclusive naqueles itens de decoração que a gente tanto admira ainda hoje. Na minha visitinha à fazenda sem moradores, como postei abaixo, pude encontrar várias peças que nos remetem aos blogs estrangeiros atuais, com sua bossa. Muita coisa não é nada de novo, estão aí, de novo, repaginadas, adicionadas de coisinhas e outra função: decorar e não só utilizar. Confira

Cabideiro grande para todo tipo de tralha

Cabideiro grande para dar um charme

Garrafa pendurada

Como neste exemplo

E neste
Prateleira composta por uma tábua, com arame ou corda

Tal e qual
Cabaça, ou porongo, que vira ninho para abrigar pássaros

Como na fazenda

Ou seja, aquilo que vemos e nos encanta pode estar no dia-a-dia de verdade. Seja no dia-a-dia simples ou no mais sofisticado e descolado. Também podemos ver que o novo vem, mas o antigo
deixa suas marcas. Marcas boas ou ruins, nós escolhemos quais perdurarão. É assim que encerro o ano. Lembrando que vai depender de mim o que eu levarei para o 2010 que começa em algumas horas e não direi que odeio o passado, mas esperarei no novo que virá.
Beijos e que Deus nos abençoe a todos no ano que vem.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Com o tamanho ideal para morar

Uma fazenda que não está habitada, mas mantém condições mínimas para estar - e morar, caso queiram -, foi nosso local de passeio no domingo. Tudo muito simples e rústico, como a maioria das propriedades rurais do nosso país. Porém, do tamanho ideal para morar, cultivar amigos, plantar recordações, colher experiências.

E cheia de atrativos para os pequenos que amam a natureza bruta. O que mais prezo na educação que tenho tentado dar a meus filhos, é fazê-los entender que, onde que que estejam, em locais mais ou menos sofisticados, é possível ser feliz, curtir, aproveitar as melhores coisas que cada lugar tem. E eles têm mostrado que a lição é bem assimilada. Portanto, numa fazenda como esta, é subir em árvores.

Olhar ao longe e vislumbrar o horizonte, mesmo quando ele não parece nada amistoso. E saber que, sem nuvens carregadas, não vem a chuva e, tão pouco virá a bonança. A exuberância dos pastos verdes, a riqueza do gado gordo e das colheitas fartas. E não virá o refresco do calorão do Centro-Oeste.

Saber que os peixes pequenos também trazem felicidades para os pescadores de primeira viagem.
Que teremos que nos preparar para sermos também pescadores de homens e não temer pegar o peixinho, apesar de suas rabanadas no ar.

Saber que, às vezes, chafurdando é que se consegue o almoço.

Mesmo que ele seja só uns míseros lambaris na brasa

Não foi, claro. Mas como a ansiedade dos pescadores era tão grande, mamãe teve que limpar, salgar e assar os peixinhos.
E nada como dar um rolê com vovô pelo meio do mato. Conhecer as gueirovas, estas palmeiras que produzem um palmito amargo, muito apreciado nestas bandas.
Não contei no post anterior que a família era tão grande que tivemos que ir de ônibus? Eis a prova... de que o tamanho ideal para morar, para viver, depende do tamanho das verdades que habitam a nossa mente e o nosso coração.

E mais flores de viés, dos - peraí, que vou contar: dos 19 colares que fiz para as moças da família.




O mais legal é que fui fazendo com platéia, algumas 'meninas' auxiliando, aprendendo. Cada qual escolhia o material, eu pedia aprovação, opinião, bem ao gosto da cliente rsrsrs. Dava meu toque, entregava ali mesmo, sem pacote. Natal gera estes mutirões familiares aqui na minha turma. Um faz a salada, enquanto outros cuidam dos assados, outros preparam a sobremesa. Quem não cozinha lava a louça. Neste ano, me encarreguei de um pavê de leite ninho para o almoço de Natal, de sucos para quem não bebe refrigerantes - como eu - e do artesanato. Caso tenha agradado a alguém, não mentirei, agradei a mim mesma muito mais. Como não consegui colocar em prática este post, a saída, sem planejar, confesso, foi conquistada ao fazer os presentinhos na hora da entrega...
Queridos e queridas que me acompanharam neste ano, desejo que 2010 seja tudo de bom. Revisando 2009, posso dizer que foi maravilhoso, mesmo com momentos nada agradáveis. E, na verdade, sou facinha: nem me lembro direito dos males que me afligiram, dos momentos em que chorei, das neuras que nutri, dos medos que me assolaram. Acho que estes dias de Natal estão realmente me fazendo bem, me capacitando que o ano novo.... o mesmo desejo a vocês

domingo, 27 de dezembro de 2009

Flores para minha família






Estou de moletom. A Joana acabou de pedir para mudar a chave do chuveiro para a posição inverno. Estamos em viagem para as comemorações do Natal em família. Reunimos meu pai João e minha mãe Maria, meu irmão caçula Renato com sua esposa Simone e os filhos, Gabriel e Renata, minha irmã Helena, com seu novo marido, Mide, e os filhos, Camila e João Neto, meu primo-irmão Alex a esposa Fátima e os filhos, Thiago e Nathália. Além dos anexos, dos anexos, dos anexos.... uma festad de alegria, beijos, brincadeiras, piadas e comida, muita comida.
É Natal. E faz frio. Frio? Não, não estamos no Hemisfério Norte. Continuo no escaldante Centro-Oeste e ontem à tarde torrávamos só de colocar o dedo para fora da sombra. Não se fazem mais verão como antigamente... mas Natal se fazem. Nossa reunião foi uma benção, com direito a viagem de ônibus escolar de toda a família para uma fazenda, a banho de chuva, a pescaria, troca de presentes, alguns mais e outros menos alcoolizados (rs). Com direito a sobremesas calóricas e declarações de amor calorosas. Minha família, graças a Deus, é um grude!!! Para todas as 'meninas' da minha vida, flores. De viés, de fuxico. Passei dois dias numa verdadeira oficina de colares para todas elas.... um delícia. Eu e Fátima nos divertimos. Amanhã posto mais modelos. Bj e um ótimo Natal pra todos, porque continua Natal aqui e no coração de quem ama a Jesus...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Presentinhos e presentões



Ganhei 1

Uma ecobag superdescoladacrafty da Alcione. Ela fez e o vereador Nuna, que tá no post abaixo, me presenteou como amiga secreta, na festa de confraternização, realizada sábado. A bolsa é linda e minha filha já falou que vamos levar mesmo é para a viagem do ano que vem. Nada de feira ou supermercado, a bolsa, de acordo com ela, vai navegar no Atlântico Sul.


Ganhei 2

Ainda não falei da viagem porque, na verdade, tá parecendo que é mentira.... Mas é um presentão da sogra, a Aldine Muller: um cruzeiro de sete dias, eu, ela e a filharada. É aquele roteiro que desce para o sul - Santa Catarina, Argentina, Uruguai. Um sonho, ganhamos, gente! Papai do céu é papis não padrasto. Já andei em alto mar, mas não num cruzeiro. Sou marinheira de primeira viagem, assim como as crianças. Tremedeira brava. Estamos a mais de 700km de São Paulo, de onde sairemos para Santos. Ou seja, vivemos a mais de mil quilômetros do mar.

Além disso, será a primeira vez que eles pisarão em solo estrangeiro. Então, calculem a ansiedade. Joana passa o dia pesquisando na net: que roupas levar, como se comportar (hehehehehe), documentos, medicamentos, passeios em Buenos Aires e Punta del Leste. Acho que já dá pra ela escrever um livreto rsrsrs sobre o assunto. Também penso em fazer em post, daqui uns dias.

Mas digam aí? Já fizeram um cruzeiro? Como funciona? Tem que levar roupa chique mesmo ou o povo exagera? Dá pra usar esta ecobag na piscina? Contem tudo, não escondam nada.


E minhas banhas e pneuzinhos, mostro ou escondo (principalmente porque a sogra é linda, sarada e magra hihihihiihi)?


Dei

Um monte de coisas. Um colar com o Espírito Santo, que não fotografei. Tiaras que não fotografei, havaianas, que não fotografei


e esta corujinha, feita a mão


Achei umas fronhas com esta estampa a R$ 1,99. Não resisti e passei a tesoura nelas. Costurei e enchi com manta acrílica. Guardei. No sábado, voltamos da confraternização e o vizinho nos convidou para comer o bolo do aniversário de 3 anos da filha. Sábado à noitinha, nada para presentear a fofa da Duda, que parece ter uns 6 anos de tão inteligente. As crianças levaram a tiara de bolinha P&B e a corujinha.


Já recebi encomenda das duas peças.... kakakakakaka. Mas não dá tempo de ganhar um extra neste final de ano, pena. Porém tem algo dentro do meu coração que diz, há muitos anos, antes mesmo de eu ter coragem de arriscar, que ainda ganharei dinheiro com artesanato, que envelhecerei dentro de um ateliê cheiroso, amplo, arejado, com janelões para o verde do jardim, ouvindo o cantar de pássaros, sentindo a presença de Deus e confeccionando artes.... Sei lá porque, mas eu vejo esta cena, sinto as sensações de estar lá. Que seja uma conexão minha com o Espírito Santo, mostrando meu futuro. Amém.



Porque presente mesmo, já ganhamos todos, quando nasceu Jesus. Bjão

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Coisas do Natal

O Natal compreende muitas coisas. A principal é o nascimento do mestre dos mestres, nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Esqueceram?? Muita gente, tenho certeza que sim. Outras pessoas, tenho certeza que não. Mas nós, demasiadamente humanos, esquecidos ou não, gostamos de fazer balanços, planos, nos redimir dos erros, comemorar os acertos. E corremos....

Corremos como se o mundo acabasse dia 31 de dezembro. Todos os anos planejo não correr no final do ano, como se fosse aquela arrancada decisiva, tipo vai ou racha, tipo agora ou nunca. Mas não é fácil cumprir o objetivo. O mundo corre e somos levados em suas águas, em seus ventos, em seus movimentos.

Nossa colega blogueira Talma me escreveu: "você se esqueceu de como estava morta no final do ano passado? Portanto não corra de novo". Talma, havia me esquecido rsrsrsrs e não foi possível diminuir o ritmo.

Diante da velocidade do mundo.... das minhas embromações...... improvisamos.

Decoração

Umas folhinhas verdes e um laço fazem o meu samburá (cesto que os pescadores usam para colocar peixe) um enfeitão, no hall que divide a sala e a cozinha.

Como podem ver ao fundo, a decoração da sala não mudou de acordo com as ideias da Rafa Fajardo. Mas recebi o sofá clarinho que, havia me esquecido, estava trocando o revestimento.

A árvore do ano passado quebrou o pé, graças a Deus. Catei um pedaço de galho do abacateiro do quintal, espetei a árvore nele e usei um pote grande de palmito como base. Amei.

A foto não faz juz ao efeito bem legal da mistura verde, toco, vidro. Ainda coloquei as pedras decoupadas dias atrás. As fotos são tiradas com uma câmera sem visor e, portanto, na raça.

A árvore inteira

Os enfeites são fitas que já existiam e dois maços de flores branças by 1,99. Tudo colado em fios de juta e com uma casquinha seca que ganhei da minha amiga.

Ela acha que as casquinhas são de lixia. Não tenho certeza. Mas ela é lixeira como eu e, por solidariedade e afinidade, me presenteou rsrsrs. Achou a minha cara!

Presentinhos

Também quem mandou em catar coisas por aí, como as sementes de jacarandá, que viraram outra flor, uma base forrada de juta.

Na sessão presentinho, by myself, um rosa de feltro, um gancho para um pequeno porta-chave.

Eu tento, mas não sai de mim a impressão de que estas coisinhas que faço não vão agradar ninguém... Será cisma boba, será?


Também decoupei outra tábua velha. As flores, desta vez, são de tecido e não guardanapo, a faixa do meio um pedaço de folha de palmeira e fios e retalhos de juta no acabamento.

Família
E, como não tem como escapar da correria, não tem como escapar do clima de Natal. Coisas de família, visitas ao comércio, passeio para ver a decoração da cidade.... César, o maridão, Joana, Vinícius (flamenguista) e Teo (corintiano). Minha sagrada família.
Programa de TV

Como 'anunciei' no post anterior, me enfiaram para ancorar um programa de TV da Câmara Municipal, dirigir a equipe, pautar, cobrar, incentivar. Grande desafio, nestes dias....
Serão só cinco programas, como piloto, para passar na TV Local, durante o recesso legislativo. Acima, entrevisto o vereador Nuna - meu amigo de infância, muito querido, sensível e trabalhador - e o secretário de Educação, Mário Grespan, que não conheço muito, mas que admirei um pouco após a entrevista
Passarinho avisou que o programa vinga para o ano que vem

Nós, no estúdio montado no plenário da Casa de Leis.
Já avisei que aceito o cenário, principalmente o painel de madeira, após o fim do programa, como cachê, já que não receberei um centavo a mais do que meu salário. Ningúem se sensibilizou, fazer o quê?


Eu, frente a frente com as câmeras..... 'seriedade, credibilidade, inteligência, cidadania, cultura e informação para você e sua família'.
Voltamos na próxima terça. Bom dia e até lá.

Não espalha. É a primeira vez que faço apresentação em TV, tremi muito, mas tem um trem chamado tele-prompter (acho que escreve assim!) onde lemos os textos e olhamos pra câmera ao mesmo tempo, um milagre da tecnologia. Amei. Também amei que fiquei biitinha de maquiagem e magra uns 10 quilos na telinha, quando dizem que TV engorda 5 kg. Milagres do meu Jesus a quem clamei nesta hora de aflições!!!! Bj

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ainda dá tempo de decorar para o Natal

Fui 'envolvida' por um projeto de última hora no meu trabalho e, a partir de 29 de dezembro, viro uma das estrelas da televisão local, com um programa de entrevistas com vereadores, secretários municipais e reportagens culturais e de cidadania. Estou ralando, mas gostando também. Porém, sequer consegui fotografar as pequenas doses de decoração natalina e já é dia 17.
Caso dê tempo, e dá, gente, corre, que ainda é possível fazer uns agradinhos para o lar, sua família e amigos.
Veja algumas sugestões

Estes arranjos, misturando bolas, pinhas e algumas plantinhas, em potes de vidro são lindos, chiques e fáceis.

Lacinhos de fitas com diferentes padronagens formam a guirlanda.


Flores recortadas em tecido ou papel decorado, botões no centro, um laço e temos nova guirlanda.
Arames dão formas a anjos e os porta-velas enrolados em tecidos - desta e outras cores - ganham cara nova.

Aqui, só pra mudar de assunto. Não tenho a menor ideia de como fazer árvores com tantos coloridos, mas achei fofa. Então fica pra gente se inspirar.
Beijo a todas, no intervalo entre uma gravação e uma pincelada de blush. Gente, tô mudada. Blush e terninho: hehehehe. Mudei antes do ano mudar. Depois mostro fotos.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Presentinhos artesanais

Sugestões que eu daria conta de fazer, com menor ou maior qualidade e estética, mas daria...

Vasinhos e potes, não pintados, mas revestidos de tecido
Porquinho fofo demais, de tecido

Pássaros maravilhosos, de tecido tb


Móbiles



Mais pássaros


Para carregar linhas e agulhas

Moranguinhos de tecido



Uma guirlanda de restos de tecido e flor

Um cartão, uma capa de feltro



Uns bichinhos de feltro

Essa eu não sei fazer nem o primeiro ponto, mas gostaria heehheehhehe


Até uma carteira, um organizador de bolsa

Um quadro/objeto revestido de tecido, reaproveitando uma caixa, uma gaveta

Mais pássaro, mais tecido, mais móbile



Um agulheiro

Um cabide com flor



Outra guirlanda/objeto decorativo


Umas capinhas transadas para bloco/agenda/caderno



Uma vaquinha de tecido


Umas casinhas pintadas no toco de árvore

PORÉNS: para isso se concretizar

1. Teria que ser dona do meu destino!!! Rsrsrs. A frase de efeito é uma brincadeira. Porém, se eu tivesse um pouco mais de tempo + vergonha na cara organização talento, o resultado da minha adição seria fazer muitos presentinhos artesanais para distribuir.
2. Será que os presenteados querem uma lembrança artesanal? Neste final de semana, participei de um amigo secreto em que a maioria queria Havaianas ou Boticário.
3. Meus filhos querem Playstation, V3, MP5000, câmera digital, o domínio de um site (waw!!)
4. Só conheço blogueira que gostaria de ganhar pano de prato artesanal kakakakakka. Eu, por exemplo.
5. Pois é, com mais estes fatores acima na somatória deste ser 'destituído do próprio destino', euzinha, tô indo. Fui ali no 1,99 ou numa franquia qualquer, resolver meu problema de falta de tempo, de vergonha, organização e talento.... rsrsrs. Se tivesse dinheiro, compraria uma digital de 10 megapixels, pra variar....
Beijos